top of page

2016: O ano que tudo começou

A semente da ANIP começou a germinar em 2016, quando Marcelo Silva Rocha – o Dj Bola, fundador da A Banca – participou de um processo de aceleração no Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Foi ali que ele e sua equipe começaram a questionar uma ausência incômoda: Onde estavam as vozes da periferia nas discussões sobre impacto social?

FNIP 18.jpg

2017: Do incômodo à ação

No ano seguinte, esse questionamento se transformou em movimento. A Banca realizou o primeiro Fórum de Negócios de Impacto da Periferia, no Jardim Ângela, extremo sul de São Paulo. O encontro reuniu empreendedores periféricos, universidades, empresas e investidores para debater o papel da periferia na construção de soluções transformadoras.

​A partir das escutas desse e de outros encontros abertos ao público – que colocaram em xeque conceitos como “negócios sociais” e “impacto positivo” –, e de trocas potentes com aliados de caminhada como Maure Pessanha, Edgard Barki e Vivianne Naigeborin, nasceu a ANIP.

2018: Nasce a ANIP

Em 2018, a ANIP – Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia – ganha vida como a primeira aceleradora de negócios de impacto da periferia, criada da periferia, para a periferia e com a periferia. Fruto da aliança entre três potências com experiências complementares – A Banca, FGVcenn (Centro de Empreendedorismo da FGV) e Artemisia – a ANIP surge com a missão de romper os muros entre os centros de decisão e as bordas onde pulsa a inovação, a resistência e o cuidado.

Desde então, atua para apoiar empreendedores e empreendedoras periféricos que constroem impacto real em seus territórios, enfrentando desigualdades com soluções criativas, potentes e enraizadas nas realidades locais.

2022 08 11 criando pontes 2022 FT renata teixeira-198.jpg

2020: De aceleradora à articuladora

​Em 2020, a ANIP evoluiu. De aceleradora, passou a articuladora, entendendo que não basta impulsionar negócios – é preciso fortalecer o ecossistema como um todo. A atuação se reorganizou em quatro frentes estratégicas:

Hoje, a ANIP é referência nacional no fortalecimento dos Negócios de Impacto da Periferia, articulando formação, acesso a capital, redes e conhecimento para impulsionar soluções transformadoras nas bordas do país.

Nosso Time

A equipe da ANIP é formada por profissionais que trazem uma composição diversa e complementar de saberes, experiências e trajetórias. Essa combinação de saberes e vivências permite atuar de forma estratégica. Somos um time majoritariamente feminino e periférico, composto por mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+ e lideranças locais que conhecem na pele os desafios e as potências de empreender na quebrada. Isso faz com que nosso trabalho seja conduzido com mais escuta, mais afeto e, ao mesmo tempo, mais precisão estratégica.

DSCN7339.jpg

Katy Ramos

Analista de Marketing

DSCN7351_edited.jpg

Pamela Damasceno

Analista Financeiro

DSCN7306.jpg

Bia Macedo

Produtora Executiva

DSCN7275.jpg

Lilian Ferreira

Originadora de NIP's

Nosso Time

é a combinação de técnica com afeto, método com escuta, estratégia com ancestralidade, tudo isso operando com um só propósito: fortalecer a periferia como centro de inovação, impacto e futuro.

Se identificou? Se inscreva em nosso banco de talentos.

Fale Conosco

Estr. da Baronesa, 75 - Jardim Kagohara, São Paulo - SP, 04945-012

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page